quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O síndrome anti-evolutivo

 
 
Há pessoas que sofrem de uma espécie de alergia a todo o género de evoluções: são elas de natureza social, pessoal, profissional ou cultural.
Como é assunto que dá 'pano para mangas', vou deter-me na evolução pessoal, nas maneiras da geração Peter-Pan, que, para além da despreparação para o mercado de trabalho, são despreparadas para as relações pessoais.
Há bastantes anos, quando conheci um rapaz por quem me apaixonei, pensava de forma muito simples e pouco pragmática. Queria ter sexo com frequência, atenção e divertir-me. Apesar de parecer banal, há muita complexidade em todos esses desejos e só com o passar dos anos, e bastanta observação empírica, pude perceber que o que pedia não estava ao alcance de qualquer marmanjão ou de qualquer borrega que nos passe pelo caminho.
Já vos falei, inúmeras vezes, que ao nível das relações pessoais, tenho lacunas que, muito dificilmente, serão preenchidas. Foram escolhas desgastantes e relações com pessoas que pouco ou nada contribuiram para o meu bem estar (de natureza geral).
O facto que me vem preocupando é ver que, infelizmente, ao invés da evolução natural (?) para uma geração mais consciente, para pessoas mais nobres, mais honestas, de escolhas resolutas, estamos perante gente de índole grosseira, de dúvidas constantes, de recuos infantis, de língua suja e de hábitos arcaicos.
Hoje os homens não procuram uma mulher com 'boas intenções'. Actualmente procuram A fêmea para acasalar, mandar um chuto no traseiro e proferir com um feijão no rabo a estalar de orgulho: "O problema não é teu, é meu. Preciso do meu tempo, ando confuso."
Ora se os nossos homens e mulheres andam tão confusos com as pessoas que lhes são mais próximas, dá para perceber por que é que o país está nesta calamidade.
Perdeu-se o sentido de respondabilidade, de afecto com compromisso e o sentido de honra. Hoje ninguém tem palavra. Fazem-se promessas frouxas que se quebram ainda com as palavras quentes. Parece-me que acontece mais com o sexo masculino, com os homenzinhos de papel que povoam este mundo para trazer dissabores e poucas alegrias.
Pois, caras meninas, para quem ainda estiver solteira, não percam o vosso tempo com um homem que não se decide, que diz que "se andam a conhecer" depois de sairem meses a fio, que diz que "não sabe o que quer de uma relação" depois de passar anos atrás de anos em namoro com uma mártire qualquer. Fujam!


24 comentários:

  1. felizmente não me encontro nesse tipo xD tanto eu como ele estamos certos do que queremos :)

    ResponderEliminar
  2. Felizmente, se há coisa que posso agradecer aos anjinhos é o meu marido ser um Homem, com H grande. Até porque nunca tive paciência para aturar homenzinhos (rapazolas!) como os que descreves.

    ResponderEliminar
  3. Felizmente nem sei bem a que te referes. Antes do meu atual namorado, claro que passei por uns desgostos amorosos, por uns quantos rapazes parvos e sem maturidade alguma, mas por amor de Deus eu tinha 16 anos quando comecei a namorar com o T., logo o que estava para trás era algo bem fruto da adolescência e bem diferente de um "namoro adulto". Agora, quanto ao T. estou bem, muito bem aliás e não sinto nada disso que falas no texto. Ele ama-me, eu amo-o, ele não anda indeciso, trata bem de mim e eu dele, acho que daqui não saio :)
    Beijinhos ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, mulher! :) Mas não é tão comum como o que possas pensar, rapazes tão novos serem tão acertivos.

      Eliminar
  4. quero acreditar que nem todos os homens são iguais e pensam da mesma maneira, por isso namoro e confio no meu namorado! Mas que há homens sem escrúpulos nenhuns há e também já conheci desses na minha vida!

    ResponderEliminar
  5. Nesse aspecto concordo contigo.
    Ou existe vontade, ou não existe. Andar a engonhar não é bom para ninguém.

    ResponderEliminar
  6. Menina, em relação às carteiras de qualidade, tens os outlets aqui em cima da Purificacion Garcia, Bimba e Lola, Carolina Herrera... Já arranjei verdadeiras pechinchas e de qualidade brutal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha irmã costuma ir ao de Vila do Conde e costuma comprar verdadeiras pechinchas na Ana Sousa. Tenho que ir lá um dia! :)

      Eliminar
  7. As pessoas estão cada vez mais frias e egoístas, deve ser disso.

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente. Uma pessoa que tem medo de assumir responsabilidades na relação, que vive sempre com medo de crescer e que insiste em cristalizar tudo para permanecer naquilo que pensam ser a eterna juventude não são bem vindas em relação nenhuma :)

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ser do sexo masculino, concordo em absoluto com o que escreveste...fujam mesmo dos indecisos!!!!

    ResponderEliminar
  10. Identifiquei-me tanto, mas tanto com este post. Fico apalermada com a constante desresponsabilização que se vê. Acho que isso também é fruto de uma educação por pais demasiados permissivos. Namorei quase onze anos com alguém que fez de mim gato sapato. Mas a situação de carência em que fiquei no fim só me tornou mais forte. Queria alguém que me quisesse mesmo à séria. E pareceu o meu hoje marido, que, quando por motivos profissionais tive de deixar a terra dele (que era onde eu estava a trabalhar) mudou-se, sem garantias nenhumas de que aquilo ía dar certo, para a minha nova localidade de trabalho, deixando para trás uma relação superintensa com o agregado familiar. Tive sorte, tive muita sorte. Mas depois de onze anos penso que seria difícil cair em qualquer esparrela!

    ResponderEliminar
  11. É verdade. Infelizmente tenho de reconhecer que o género masculino está a ficar cada vez mais inseguro e irresponsável.
    Em casa dos pais têm tudo, incluindo dinheiro caído do céu e liberdade. Já as raparigas, por muito que a sociedade tenha evoluído, continuam a ter a "arreata" mais curta e a necessidade de liberdade é que nos levava a tratar da nossa vidinha. Agora a vidinha está sempre tratada, enquanto os pais viverem e eles não sentem necessidade de assumir a vida por sua conta e risco.
    As mulheres têm alguma culpa. Se eles andam anos a engonhar e não se decidem, é porque elas os aturam. Se ao menos eles tivessem tudo em casa, mas não tivessem "febra" todos os dias, das duas uma: ou se decidiam a enfrentar a relação, ou chegavam aos 30 anos com pêlos na palma das mãos. Era o que se dizia: bater píveas faz crescer pêlos nas mãos e até pode dar cegueira. ahahahahah

    ResponderEliminar
  12. Homenzinhos de papel, gostei do conceito. Algumas pessoas são tão... poucochinhas.

    ResponderEliminar
  13. As mulheres também não andam boas, já não existe respeito por homens casados ou comprometidos e é sedução e oferta mesmo de sexo doentia. Acredita que sei do que falo... Talvez por isso eles andem tão confusos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sei disso, infelizmente. Nesta caso, virei-me para os indecisos. Mas isso também dá pano para mangas. Ninguém se leva muito a sério, agora.

      Eliminar
    2. Resumindo e concluindo... Existe uma grande falta de respeito.
      Os indecisos não respeitam os sentimentos dos outros. No caso da tua publicação...
      Certas mulheres não respeitam o estado civil do homem, nem a mulher que está ao lado dele e... Não se respeitam a elas próprias quando rastejam por algo que não poderão ter. Neste assunto poderás sentir uma certa "raiva" minha... Passei por isso e não foi apenas uma mulher, foram várias. Até que houve falta de respeito dele, que não respeitou quem estava ao lado dele!

      Mas a falta de respeito é geral... É nos relacionamentos amorosos, nas amizades, no trabalho, em todo o lado. Antigamente havia a palavra de honra e o aperto de mão. Hoje usam-se advogados para tudo porque um mero contracto pode ter várias interpretações ou não ser bem claro... Enfim!

      Eliminar
    3. Pois, eu entendo isso. Embora nunca me tenha acontecido alguém me faltar ao respeito dessa forma, eu sei que ninguém passe bem depois disso. Quando falava, falava dos indecisos solteiros! Homem comprometido, para mim, é gaja. E devia ser para toda a gente. Só traz chatices e muito sofrimento. Essa moças deveriam lembrar-se que o que estão a fazer hoje, será o seu espelho amanhã. Por isso que temos que ser muito criteriosos a escolher. Tive muitos homens chatos "atrás de mim" quando namorava. Tive um moço giro interessado e nunca dei paleio para além da trivial amizade. Se se trai, a maior culpa é sempre da pessoa que é comprometida. Às vezes, as pessoas fazem caca e arrependem-se. Há erros que se perdoam, outros que não. Serve-lhes de lição. Eu passo bem sem stresses desses. E se é para encontrar um marmanjão que me faça uma merda dessas, prefiro estar sozinha. Se eu descobrisse, capava o gajo.

      Eliminar
  14. Concordo com os que dizes... os homens agora só querem dar uma e seguir para a próxima. Enfim

    (Já tentei comprar o chá que me recomendaste mas não encontro. Onde costumas comprar?)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Pois que tenho de concordar inteiramente contigo (para não variar :P)
    Aliás, a vários níveis.
    De facto é uma conversa que dava pano para mangas, MESMO, e a conclusão a que chego é que os homens amadurecem cada vez mais tarde, mas as mulheres não ficam muito atrás... vejo cada comportamento na rua que fico parva.

    ResponderEliminar
  16. Resumindo... Homens orientem as vossas vidas e as vossas cabeças porque não há cú que aguente!!

    http://fashionnotesbymimi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Isto fez-me lembrar algo tão recente... A verdade é que já não há respeito e anda tudo louco.

    ResponderEliminar