terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Para eles não há Natal?


Como tão bem sabem, se há pessoa que fica possessa com a crueldade contra os animais, sou eu. E custa-me, muito sinceramente, que a moda esteja ainda jurassicamente ligada à crueldade de seres vivos racionais e não racionais. Ou não nos lembramos todos do escândalo dos escravos nas confecções de marcas conceituadas em países emergentes?
Ontem, ao deitar o olho pelo blog Pipoca Mais Doce, que todos tão bem conhecem, apercebi-me que a blogger usava umas botas da marca I Love Totes. Abri a página do facebook da última e corri-lhes o mural para ver os artigos. Não sei se é o meu lado naif que me permite ter sempre uma vã esperança de encontrar algum descernimento em gente com acesso à educação, com oportunidades de vida que só aos países de 1º Mundo estão reservadas, mas fiquei em estado de ira quando me apercebi que vendiam pêlo de marmota, de coelho e de pónei. Enviei-lhes uma mensagem a alertar para o absurdo, mas não obtive resposta.
De qualquer maneira, espero, com este texto, poder alertar os leitores para a necessidade de boicotar estas marcas cruéis, que se valem da ignorância da população para vender peças feias, sem a mínima noção de estilo, carregadas de sangue, de dores incalculáveis.
Para quem não tem conhecimento, os coelhos e as marmotas são esfolados vivos, porque, segundo as mentes-captas da moda, só assim o pêlo mantém as suas propriedades originais.
Prometo, brevemente, escrever um pouco mais sobre isso. Gostava, no entanto, de vos pedir que, tal como eu, enviassem uma mensagem à marca. E faço disto o meu real presente de Natal.
 
 


10 comentários:

  1. Vou enviar!
    Sim, o acto de serem esfolados vivos por causa daquele mito é real e também já tinha lido sobre isso... crueldade pura a quem não se pode defender :x

    ResponderEliminar
  2. Epá, eu nem sei que diga a isto. Eu, que sou tido como um brutamontes com as pessoas, derreto-me com animais, porque eles são incapazes de atitudes interesseiras e premeditadas. Se há coisa que me faz feliz, é fazer sentir à minha bichinha de quatro patas que comigo ela pode contar sempre, porque eu também conto com ela e sei que nunca me desilude.
    É horrível o que fazem com os animais. Matam milhares de focas bebé, todos os anos, de um modo atroz. Gostava de poder pegar numa moca e desfazer o crânio àqueles tipos a ver se eles percebiam como aquilo dói.
    Mas nós é que somos a raça "superior", os animais racionais...

    ResponderEliminar
  3. Acho que o pelo fica mais macio quando se esfola vivo é um mito, mas quem produz e usa esse tipo de artigos não pensa no sofrimento a que os animais estão sujeitos, sejam eles coelhos, chinchilas, raposas, martas, gatos, etc. Mas também ninguém fica muito incomodado com a morte das vacas, que são electrocutadas, com os polvos (que são super inteligentes) mortos com pauladas na cabeça, as galinhas e os pintainhos machos, entre outros, desde que o bifinho e a carninha seja saborosa. Sou contra toda e qualquer exploração animal e não me venham dizer que matar um coelho para fazer um casaco não é igual a uma vaca ou porco para comer, porque é exactamente a mesma coisa. Os níveis de stress a que os animais de matadouro estão sujeitos é elevadíssimo, não só pelas condições em que são criados, como pela forma como vão ser mortos. Só é lamentável que quem tenha um blog com imensa visibilidade compre artigos dessa marca. Mas de quem queria ter um cão de raça específica e não se importa de compactuar com o negócio da criação, já espero tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, gostei imenso do teu comentário e não podia estar mais de acordo, no entanto, compreenderás que nem toda a gente demonstra a mesma sensibilidade para com "animais que são comida" e animais que "são vestuário". Para mim, a crueldade é exactamente a mesma, mas a visão que as pessoas têm dela, é muito diferente. Sou vegetariana há muitos anos e não visto animais, só uso produtos cruelty-free... Mas, se temos que começar por algum lado, que seja então pelo que incomoda mais as pessoas: o massacre de cãos, gatos, coelhos, marmotas, chinchilas, etc, para o vestuário. É um longo caminho que temos que percorrer e ficaria já bastante feliz se cada um de nós fizesse uma pequena parte. :)
      Obrigada pelo comentário. Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada eu :)
      Eu sei que para a maioria das pessoas essa distinção é quase invisível e que as toca muito mais quando se trata de peles, devido, talvez, à semelhança com animais de estimação, do que quando se trata de comida. Até porque no prato não vê uma cara ou um animal fofinho. Mas tens razão, já é um princípio e pode ser que seja um passo para alterar consciências. Afinal de contas, as grandes caminhadas fazem-se com baby steps, não é? :)*

      Eliminar
  4. Podes contar comigo. Esses Bárbaros de merda mereciam pior mas vá, o mínimo que podemos fazer é enviar uma mensagem. E essa pipoca mais doce desceu muito na minha consideração. É preciso vestir animais para ficar mais bonita? Tem tanta roupa e tanta quinquilharia que já não se contenta com peles artificiais. Grande besta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviei-lhe uma mensagem, educadamente, a alertar para o massacre que estava inerente àquela marca. Não foi um ataque pessoal. Mas nem sequer publicou o comentário. É sempre mais fácil fecharmos os olhos. Tenho pena. :(

      Eliminar
  5. Odeio marcas que continuam indiferentes a isto. Eu seria incapaz de usar alguma coisa de pele de animal. E custa-me tanto ver pessoas que não abrem os olhos perante esta crueldade :( força, estou contigo.

    ResponderEliminar