sábado, 8 de dezembro de 2012



Stop Animal Testing


Há uns dias, a Peta lançou uma lista revista com a indicação dos produtos vegan que se encontram, efectivamente, no mercado. Em tempos de comprar presentes, para quem optar por cosméticos, pode fazer uma escolha consciente e comprar pensando na sustentabilidade e no bem estar de outros seres vivos.
Para quem não sabe, os testes realizados em laboratório com animais, são dolorosos ao ponto de haver os que sucumbem só com as dores. Desde de ingestão de químicos nocívos, remoção de algumas partes do seu cérebro, inalação de produtos tóxicos, abrasamento da pele para testar a compatibilidade dermatológica e outros tantos, os animais são sujeitos a agonia atroz e a dores insopurtáveis, tratados como meras coisas e sem respeito pela sua natureza.
Como também já deve ser do conhecimento de todos os leitores, hoje em dia, já não se justifica a utilização de animais em testes. A ciência avançou ao ponto de ser possível criar tecido humano para experiências e a reacção na pele de raças de seres vivos diferentes, provoca uma grande margem de erro nos cálculos finais, tornando o procedimento arcaico.
Perguntar-se-ão então sobre o porquê de se persistir na barbaridade. Empresas como a Unilever ganham milhões todos os anos à custa de testes, porque são mais lucrativos, podendo assim ludibriar o consumidor através de preços mais competitivos no mercado. Marcas como a L'Óreal são líderes de venda em cosméticos. Gastam milhões em publicidades, onde ostentam as modelos e actrizes mais caras e badaladas e, para isso, suprimem um direito fundamental a todos os seres vivos: uma vida condigna.
Deixo-vos a lista com uma pequena ressalva, que me deixou bastante feliz: ainda que a Colgate teste os seus produtos em animais, a empresa está em negociações e esforços efectivos para que possam, num futuro breve, ser uma empresa Cruelty Free.
A evitar, todos os produtos Palmolive, Johnson & Johnson, LÓreal e Unilever, entre uma imensidão que invade as prateleiras, diariamente, das grandes superfícies comerciais.
 
 
 
 
 
 
Nota: Optei por não mostrar nenhum vídeo de animal testing para não chocar ninguém. Mas os vídeos estão no youtube. Aviso que é das imagens mais chocantes que poderão ver.


15 comentários:

  1. Não vou ver os vídeos, essas coisa (e outras), dão-me a volta ao estômago de tal maneira, que vomito mesmo.
    De qualquer das formas, obrigada pelo aviso das marcas que ainda são cruéis, desconhecia e vai-me fazer mudar de ideias quando for às compras.

    ResponderEliminar
  2. Bem, já basta em medicamentos, onde ainda pode haver a desculpa da saúde humana, mas testes em produtos de beleza são uma vergonha. :/

    ResponderEliminar
  3. Não aguento isto, não aguento. Já falei deste tema no meu blog e ando cada vez mais doente com estas merdas, desculpa mas não consigo dizer isto de outra forma, apetece-me criar um grupo no facebook para fazer um gigantesco boicote a tudo o que seja feito com testes em animais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro post que li no teu blog. Por isso, na altura comecei a seguir o que escrevias. Oh pá, gostei tanto de perceber que há mais gente atenta. Infelizmente, somos uma maioria. As pessoas não o fazem por mal, mas não estão devidamente informadas para fazer as escolhas certas. É uma pena. :(

      Eliminar
  4. E neste momento sinto-me uma porcaria...
    Tanto que gosto de animais, tanto que me preocupo mas não na hora de fazer compras sou muito pouco consciente...não conhecia a listagem, obrigada por teres partilhado.
    Agora já não há desculpa para não se ser consciente (fico mal disposta só de pensar nos coitados dos bichos).

    ResponderEliminar
  5. Realmente... Pensei que fosse já um caso do passado e... Afinal tanta coisa que ainda nos entra pelas casa adentro testadas em animais.
    Vamos lá criar essa página do Facebook! Estou dentro ;)

    ResponderEliminar
  6. Com o devido respeito, porque isto é assunto sério, penso que deviam fazer as experiências em quem vai bezuntar as trombas de cremes.

    Agora com menos respeito, porque a vida não pode ser feita só de cenas tristes:
    No "meu animal" é que eles não mexem, que eu não deixo. lol
    Não percam, brevemente neste blog, uma extraordinária ode à defloração.

    ResponderEliminar
  7. Oh dear, oh dear....... O meu pai trabalhou a vida inteira na Unilever... Tenho o armário da casa-de-banho cheio de produtos da Estée Lauder... Trabalhei um ano na MAC Cosmetics (mas pelo que pesquisei só este ano deixaram de pertencer à lista de Cruelty free da PETA, ou seja foi só depois de eu ter deixado de trabalhar lá - o que me faz sentir ligeiramente menos horrível).

    Feeling like shit :((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria dos meus cremes eram clinique. A marca deixou de ser Cruelty Free também há pouco tempo. Nojo. Vou mudar, pelo vigésima vez no espaço de 5 anos, de hidratante. Tem que ser!

      Eliminar
  8. Esses vídeos quando se vê, muda-nos por dentro...
    Realmente chocantes!

    ResponderEliminar
  9. É uma coisa que me repugna, investigo sempre para ver se o que compro não é testado nos bichinhos.

    ResponderEliminar
  10. Há muitos anos atrás fui assistir a uma conferência sobre testes em animais na Faculdade de Ciências de Lisboa, com filmes incluídos, claro. É horrível, chocante, assistir impotente àquela tortura. Depois ainda vi mais uns documentários mas actualmente já não consigo, nem preciso. Estou plenamente consciente do acontece nesses laboratórios, não pego em L'oreal, Garnier, Niveas e afins há que anos e se pudesse, nem medicamentos tomava. Felizmente há cada vez mais marcas cruelty free e cada vez mais acessíveis. :)

    ResponderEliminar
  11. Eu nem vejo esses videos porque acabo sempre a chorar que nem Maria Madalena. Mas gosto sempre de saber quais são as marcas que ainda recorrem aos testes em animais para não as comprar!

    ResponderEliminar