quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


Contraluz




Sou sempre demasiado céptica ao relação aos filmes portugueses para conseguir vê-los imprudentemente. Este fim-de-semana, passou, na Sic, o Contra Luz de Fernando Fragata. Como não tinha algo de útil para ocupar a cabeça, decidi-me por dar uma hipótese à longa metragem.
Vamos por pontos: a nível técnico, a banda sonora é fraquinha e a música que acompanha os créditos finais - Tela de Santos & Pecadores - é um fiasco, os planos não são geniais, contudo, a fotografia é boa; por outro lado, o argumento, embora não seja brilhante e roce, diversas vezes, no cliché, prende o espectador. O enredo tem pontos de interesse fortes, embora o final seja, ridiculamente, previsível. Os actores, por seu lado, fazem bem o trabalho, à excepção de uma ou outra falha. O Joaquim de Almeida é que não é mesmo talhado para papéis com uma carga emocinal dramática.
No geral, recomendo. Creio que é uma prova inegável que há bons profissionais da sétima arte em Portugal e que se deveria trabalhar mais nestes registos, deixando, de vez, de lado aqueles palavrões tenebrosos e as barracadas, as pessoas cinzentas e enfadonhas, o Portugal arcaico e grosseiro e a qualidade técnica medíocre, características, ainda muito evidentes, dos filmes lusos.







7 comentários:

  1. Concordo na integra com o último parágrafo.

    ResponderEliminar
  2. Opa, eu não consigo ver filmes dramáticos. :\
    Sou um bicho!
    O trailer deste deprime-me.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso ainda não vi, mas só pelo trailer parece não fazer lá muito o meu género. Pode ser que um dia destes veja :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei da tua opinião, mas tiramos uma lição de vida, que na minha opinião é: A vida é a coisa mais preciosa que podemos ter e devemos dar valor a essa preciosidade.

    beijinhos e um excelente 2013.

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi falar mas filmes portugueses não me cativam muito. Dos poucos que vi, eram muitos palavrões e nudez!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  6. Eu não gostei nada do filme. A única coisa que achei realmente boa foi a fotografia, de resto, só não saí da sala de cinema a meio porque o bilhete não tinha sido de borla. Que desperdício de tempo e dinheiro :/

    ResponderEliminar