sábado, 19 de janeiro de 2013

Disparate? - Vestido de Noiva

 

Ontem, na conversa com a minha irmã, nem me lembro a propósito de quê, falámos sobre vestidos de noiva. Não que alguma de nós esteja para casar ou que almeje isso intensamente. Mas seguiu-se uma dissecação sobre os modelos de vestidos que a maioria das mulheres usa num dia importante e apercebo-me que poucas meninas conseguem fazer escolhas acertadas.
Não sou nenhuma perita em moda, mas sei tirar partido das minhas formas e uso a roupa de maneira, minimamente, inteligente. E vou-me apercebendo, infelizmente, que muitas mulheres continuam a não saber escolher bons vestidos de noiva.
Gastam pequenas fortunas a comprar um vestido anafado, carregadíssimo, que as engorda, lhes deforma o busto e, mesmo assim, não há nenhuma amiga que lhes explique que aquilo não lhes fica bem, que não é uma questão de gostos. É uma questão de percebermos a nossa fisionomia.
Há muitas senhoras com excesso de peso. E então?! Cada uma sabe de si e se assim se sentirem bem, desde que sejam pessoas saudáveis, ninguém está aqui para dizer "oh pá, vê lá se comes menos alheiras". O problema põe-se com o facto de não saberem tirar partido dos quilinhos a mais, que podem ser interessantes, por exemplo, ao nível do busto.
É comum as mulheres esmagarem as mamocas em corpetes datados, que não segue a linha natural das suas cinturas e enchouriça as carnes desesperadamente.
 
Braços e ombros a nú, tal como corpetes daqueles feitos para tirar uns bons centímetros de cintura, não são para todas, porque as carnes fogem-lhes para a linha das axilas e em vez dos peitos, aparece um bocado de carne mal distribuída, jogada à força para cima. Lidemos com isso e deixemo-nos de disparates.
Depois há o caso de se insistir na tolice de se escolher modelos rodados, cheios de volume, muito à princesinha Disney. São aborrecidos, já deram tudo o que tinham a dar e já andamos todos cansados de ver sempre o mesmo. O modelo Grace Kelly está reservado para mulheres altas e de busto esguio, sob pena de parecermos uma daquelas bonecas minhotas (em questões de volume). Isto para não falar dos penteados e todo um mundo de adereços medonhos com os quais se passeiam.
Daqui a algum tempo, falarei sobre todo o disparate das poses para o álbum de casamento, que isso dá pano para mangas e o post já vai longo e cansativo.
 
Modelos que considero interessantes:


Roland Mouret

 
 
 
Marchesa
 
 
 
 
 
Dior
 
 
 
Elie Saab
 

 
 
                                
 
 
 
Alexander McQueen
 
 


21 comentários:

  1. O meu é parecido a um desses da dior. Acessórios só tive uns brincos pequeninos e cabelo foi apanhado, para me sentir mais à vontade.
    Poses para as fotos, escolhi eu meia dúzia, as restantes fotos foram tiradas livremente.
    Não mudava nada no meu casamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que quanto mais natural for, melhor. Less is more em tudo. No minimalismo dos detalhes, na leveza do vestido, na maquilhagem que funciona como se nascessemos assim, nas jóias que se equilibram no conjunto. Em dias como esses temos que nos sentir Nós! Sem merdices e árvores de Natal penduradas na cauda dos vestidos. :D

      Eliminar
    2. Ai não, caredo. A make up foi a chamada nude, com toques de dourado.
      O vestido não era daqueles finos e leves, pois casei-me no inverno, mas não era rodado.

      Eliminar
  2. Não tenho intenções de me casar, mas gosto de ver vestidos mais simples como os últimos que puseste aqui, mas também depende muito do corpo da mulher! :)

    ResponderEliminar
  3. Um gajo leva uma beldade à igreja e depois, quando lhe tira o vestido, sai-lhe um paio de Arraiolos. eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! Olha, eu costumo dizer melhor. E até escreverei um post sobre isso, agora que me lembraste. O pessoal começa a namorar com uma gaja jeitosinha e tal, passados dois anos, tem lá uma lontra e uma aliança no dedo. :D

      Eliminar
    2. Nem todas, mas com muitas acontece isso.
      Eu casei com uma "esticadinha" que tinha os ossos das costelas pareciam teclas de piano e só perto dos cinquenta é que ficou com o peso ideal.
      Actualmente talvez tenha um ou dois quilos a mais, mas come que nem um alarve e não gosta de andar, nem que a matem. loool

      Eliminar
  4. Gostei das tuas sugestões :) Não me penso em casar, mas se um dia casar sei que quero uma cerimónia simples, intimista, com um vestidinho bonito mas simples. Nada em exagero :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Onde é que assino em baixo minha Colour?? :))
    Belos exemplos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pin! Escolhi modelos que favoreçam mulheres mais gordinhas. E que eu vestiria sem o mínimo de problema. Simples e bonito. :)

      Eliminar
  6. não podia estar mais de acordo, aquele tipo de vestidos já foi muito usado, já deu o que tinha a dar. Os mais simples são os mais bonitos :)

    ResponderEliminar
  7. Eu casava-me com o Marchesa, que lindo!!!


    Rita

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Oh por favor, fala das fotografias pirosas nos quartos de solteiro e a espreitar pelo cortinado :D

    ResponderEliminar
  9. Belo poste. Tens toda razão no que dizes.
    Eu adoro os de princesa mas se fosse casar não podia levar um desses. Adoro a tua penultima escolha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. esses não fazem muito o meu género..embora o da Dior seja bem giro :)
    eu se um dia casar já tenho o predilecto...e sempre que olho para ele numa foto me cai os olhinhos :) é simplesmente original e a minha cara :)

    ResponderEliminar
  11. O meu foi com corpete (que ajustava nas zonas certas) e com a saia um pouco rodada. Foi o que me ficou melhor. Vestidos estilo princesas da Disney também não são o meu estilo, são muito rodados com efeito balão. Eu sou pelo meio termo - nem tão rodados nem tão lisos como esses. Mas gostei bastante do primeiro da Marchesa, muito romântico :)
    Mais do que gostar de um vestido, é preciso que ele nos caia bem.

    Bjokas.

    ResponderEliminar
  12. Apesar de gostar muito das tuas escolhas, se tivesse escolhido um desses vestidos, gordinha como estava na altura, iria parecer uma hipopótamo com um lençol justo a tapar-me. Por isso, escolhi aquele que melhor me ficou: cai-cai, e saia um pouco de nada rodada, de forma a realçar a minha anca mais estreia e ancas largas. Mas sem brilhantes, sem pérolas, sem rendas, nem nada. Apenas um lacinho pequeno na zona do tronco, e as costas tinham uma fila de botões que iam de alto a baixo.

    ResponderEliminar
  13. Eu levaria qualquer um dos que tu escolhes-te :) Quando era mais nova dizia sempre que queria um vestido muito volumoso. No entanto, cada vez mais começo a apreciar este estilo mais elegante... Ainda tenho tempo para escolher :)

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito dos que escolheste. Quanto aos outros também não percebo porque é que agora toda a gente usa cai cai apesar de não "cair" nada bem em alguns casos :p

    ResponderEliminar
  15. Sempre gostei destes modelos também :-) e concerteza que quando casar será um assim!
    Adoro!
    São simples e elegantes.
    *

    ResponderEliminar
  16. Belas escolhas... ;)

    Visitem o meu blog:
    http://blackjackett.blogspot.pt/

    ResponderEliminar