segunda-feira, 12 de novembro de 2012

 
A galinha dos ovos d'ouro.
 
 
 
Já há algum tempo que eu sabia que o Marcelo Rebelo de Sousa estava a dar as últimas e que o senhor professor, vulgo comentador de canal duvidoso, estava senil.
Ontem, à semelhança de milhares de portugueses, lá tive o desprazer de ver o vídeo que o senhor, levado por um síndrome de Spielberg, teve a infeliz ideia de produzir.
É característica muito própria do português mamar das tetas alheias. Para quem anda com a História Portuguesa guardada numa gaveta poeirenta, eu relembro que quando houve ouro no Brasil, aqui era tudo uma festa; quando havia as colónias, éramos os maiores; havia a Índia, ui que maravilha! Entretanto, e porque o mundo afinal tem limites físicos, lá se nos acabaram as terras por explorar (mal e porcamente) e cai-nos do céu a UE. Ouro sobre azul. Os políticos podem mamar à vontade, a economia paralela cresce como um cogumelos nas matas húmidas e nós tornámo-nos esquisitos. Então agora vem lá aquela maluca do Banco Alimentar Contra a Fome dizer que não se pode comer bifes todos os dias?! Oh, então?! Sem bifes eu não vivo! E rua com a vaca, porque ela não sabe o que diz!
Agora andamos todos na penúria. Quem fez os empréstimos anda à rasca e quem não os fez, tem dívidas virtuais que não se explicam muito bem. Vai daí, vamos malhar todos na gordalhufa alemã. E porquê? Porque nós temos o maior parque automóvel da Europa, constituído por muitos modelos alemães e outras justificações sem sentido que explicam o porquê de vivermos nesta nação anedótica, com a sua economia débil, uma educação frágil e uns governantes que sabem menos de matemática do que a minha avó. E somos todos uns probrezinhos com Mercedes na garagem e casas no valor de 250.000 €. Ah, mas calma! Devemos tudo à banca. Empréstimos a 50 anos.
Vão mas é pastar. Tenham vergonha e assumam-se as merdas que se anda a fazer. Assuma-se a má gestão, a educação onde o parecer tem mais peso do que o ser. Enquanto não conseguirmos lidar com a responsabilidade de um país, vamos sempre andar a pedinchar por mais uns tostões.
 
 
 
 


10 comentários:

  1. nem mais...são uns lambões...uns tristes :S
    uns zé ninguém que vivem à pala dos portugueses...

    Os pobres coitados nem sabem o que é contar trocos, não sabem o que é pensar "amanhã vou a pé porque não tenho dinheiro para gasolina"; não sabem o que é comprar menos comida...comer menos vezes ao dia!!!! PARVINHOS de todo :S

    ResponderEliminar
  2. No meio disto tudo, só discordo da especulação. É certo que quem empresta fica com a faca e o queijo na mão, mas enquanto se andaram a vender casa com empréstimos a 50 anos, agora querem que paguemos o que não devemos (eu não devo nada), em 3 anos.
    Tirando isso, o resto é tudo verdade e a Sra. Isabel "Xoné" tem toda a razão. Ainda na passada semana uma blogger aqui dizia que uma mãe não tinha 20€ para o antibiótico de um filho que era detentor de 3 telemóveis.
    O exemplo da "Xoné" não é muito diferente: não há dinheiro para a radiografia, mas há para ir a todos os concertos.
    Se bem me lembro, foste tu que aqui disseste a dificuldade que foi poupar para um concerto e estes putos vão a todos. Aos fins de semana encharcam-se em álcool nas discotecas e depois há quem se ofenda com estas verdades.
    No vídeo do Marcelo até parece que isto é um paraíso.
    Bom, mas eu tinha prometido não falar da Merkel nem de nada muito sério. Já me chega a vida real para me entristecer. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo claramente com as especulações. Não quis ir por aí, para não ficar com o texto muito longo. E quanto a isso de ir a um concerto, já trabalho há 4 anos. Mal acabei o curso, comecei a trabalhar e só este ano me dei ao luxo de ir a um concerto dos Keane e de ir ao Marés Vivas (30 euros) no Verão. Temos que ter noção de que o dinheiro não dá para tudo. E fazer estas coisas, são os nossos pequenos luxos. E luxos só temos, quando sobra algum dinheiro ou quando o poupámos durante algum tempo para adequirir algo que aspirávamos imenso. Esta miudagem mete-me um certo nojo (desculpem-me a palavra). Só dinheiro, só maus hábitos, níveis de vida que não conseguirão manter o que fará deles pessoas despreparadas.

      Eliminar
  3. sem papas na língua e muito bem dito.

    ResponderEliminar
  4. É tão fácil dizerem que temos de poupar quando eles andam a viver à grande.

    ResponderEliminar
  5. Palminhas para este post, não podia dizer melhor!!


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Ah, caraças!
    Ca granda post!
    (os erros são mesmo para se poder ler no tom em que foi dito)

    ResponderEliminar