segunda-feira, 17 de setembro de 2012



As amigas da onça desta vida.


Uma grande amiga minha costuma dizer, em jeito jocoso, que uma verdadeira amiga é aquela que “avisa quando a base está mal espalhada ou quando temos alface nos dentes”! É verdade. Mas uma amiga ou amigo é mais, muito mais do que isso. E só nos damos conta, quando as nossas vidas dão voltas infinitas e percebemos que há poucas pessoas que permanecem lá.
As mulheres são infiéis nas relações de amizade. Muito mais do que os homens. As mulheres consomem-se em invejas frívolas, em comentários maliciosos, em merdas sem sentido algum.
Sempre fui pessoa de ter poucos amigos. Muito se deve ao facto de ser abstémia e vegetariana, de atribuir muito pouca importância aos rituais de acasalamento, e uma cota deve-se ao meu feitio. Vocês poderão pensar que não faz mossa, mas faz. Faz diferença, porque há muita intolerância, porque ninguém abre mão de se ir lambuzar com uma picanha, mesmo que eu fique a olhar para o boneco; ninguém abre mão de se emborrachar, embora eu fique num canto a vê-las entoar as canções das tolas e a fazer figurinhas miseráveis, dignas de um acesso de Tourettes.
Depois, há aquela parte, fatídica, das relações doentias com os namorados. Consideram que eles são o seu todo e, portanto, estão-se bem a cagar para aquela amiga que até gostava de dar dois dedos de conversa.
Há também as que se baseiam nos interesses, nomeadamente uma boleia aqui, um desabafo ali (que só funciona numa direcção), uma saída para desanuviar, porque discutiu com o urso que chama de marido ou namorado.
A mim pouco me importa as razões que levam estas gajas a desinteressarem-se, na totalidade, de alimentar amizades com gente que lhes quer bem, que faria de tudo para lhes mitigar as dores. O facto é que vão sendo cada vez menos as pessoas que fazem parte da minha vida. Tenho pena. Houve muita gente que ficou para trás, que tentei resgatar, mas que preferiu ficar lá, no sítio do costume.
Para o bem ou para o mal, para essa gente, nunca mais estarei disponível. Ando empenhada numa desratização.





21 comentários:

  1. Olha cada vez mais digo isso, vou deixando o que não interessa para trás.
    Ainda ontem falava com uma amiga sobre isso, perdi a paciência para admitir tudo só porque sim, agora entrei naquela fase de limpeza do meio.

    ResponderEliminar
  2. quando as pessoas não queres, não há nada a fazer! elas que sejam como querem que depois hão de precisar e não ter..

    ResponderEliminar
  3. Olha se as pessoas não te dão valor não vale a pena perder tempo com elas :) Quem ficar é que são os verdadeiros amigos, tens de pensar assim, o resto olha temos pena. Mais vale ter 3 amigos, do que 20 que no fundo estão só ali a empatar e não te trazem nada de bom.

    Beijo ^^

    ResponderEliminar
  4. Ahahah welcome to my world!! Acho que nos íamos dar bem! :D

    ResponderEliminar
  5. É como eu digo o mundo anda todo consumido por egoísmo, meio mundo a tentar lixar outro.
    Aparte(gostei muito da parte de adoptares os meus mandamentos lool)

    ResponderEliminar
  6. Tenho pena que as mulheres sejam assim umas para as outras...

    ResponderEliminar
  7. Olha, eu sou assim um pouco bicho do mato, não me dou com toda a gente, nem chamo amigo à primeira pessoa que me aparece. Mas quando me "dou", quando alguém me consegue abrir a porta do coração, encaro a amizade uma coisa muito séria. Daí que sinto aquele penúltimo parágrafo como se tivesse sido escrito por mim. Já o último... não sei, gostava que algumas pessoas aceitassem uma segunda, ou até uma terceira oportunidade e percebessem que, num mundo onde impera o cinismo, não se pode deitar fora uma amizade sincera, a troco de "boleias de ocasião". :(

    ResponderEliminar
  8. Concordo.

    No sentido inverso do teu texto, eu já fui a pessoa que abdicou de uma lasanha, que bebeu só um copo, que ignorou o namorado para ter uma gaja a chorar no ombro. E depois? Depois cagaram e fizeram como se nunca me tivessem conhecido.

    Como dizes, faz mossa. Faz sempre.

    ResponderEliminar
  9. Olha como eu te percebo...Deve ser por isso que eu tenho muito poucas amigas e muito mais rapazes amigos...são muito mais tolerantes!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Querida não fique triste...as pessoas vem e vão nas nossas vidas para algumas cenas, como em alguns capitulos de novelas. As que ficam é por que valem a pena! Um beijo, boa semana!

    www.2fstyle.blogspot.com
    www.marrieomettocorsets.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Compreendo te muito bem!!


    http://www.bitsnpieces.me

    ResponderEliminar
  12. Desratizar é sempre bom. Vais sentir-te muito mais leve depois do serviço feito :)
    A vida é curta, não podemos perder tempo com pessoas que não querem abrir os olhos.

    ResponderEliminar
  13. Oh minha querida, não te sintas mal porque a intenção vale muito! Nem sempre temos condições para ajudar, mas isso já não depende de nós. Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Não adianta tentar resgatar quem não quer ser resgatado. xD

    ResponderEliminar
  15. Fazes bem porque gente dessa quer-se é longe. Também já tive a minha dose, e olha que foi grande!

    ResponderEliminar
  16. Como eu concordo com as tuas palavras!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. ai como me relaciono com este texto. tal e qual. o meu número de amigas vai ficando mais e mais reduzido, o que se deve muito ao que descreveste

    ResponderEliminar
  18. Uhau!
    Muito bem dito. Identifico-me com tudo o que dizes.
    Mas tenho de perguntar, porque não sou vegetariana, se isso limita que te alimentes em qualquer restaurante cheio de carne, porque sempre existem saladas :)

    Mas percebo e já vivi situações em que fica claro que uma maioria não leva em consideração o gosto do amigo que está sozinho nas suas preferências. Só na altura de rachar a conta é que se lembram bem de ti!

    Também conheci raparigas que só sabiam falar de futilidades todas centradas no próprio umbigo. É que tentar ter uma conversa sobre algo que não fosse o namorado ou as roupas que quer comprar, não dava. E nem te escutam, alugam-te os ouvidos!

    Mais recentemente conheci uma rapariga que falava muito da ingratidão entre as pessoas, que desabafava muito sobre os males que existem na sociedade, dizia-se disponível para ajudar os outros, educada e respeitadora. Acabou por se revelar o oposto. Mas foi com tempo, não foi de uma vez só. Passou a não me procurar quando o fazia regularmente e só vinha ter comigo quando precisava dessa tal saída para desanuviar, e as outras a quem entretanto se agarrou não estavam a compreendê-la como gostaria.

    Uma grande desilusão. Mas é assim que aprendemos a reconhecer quem não merece que invistamos afecto nelas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à questão dos restaurantes, posso fazê-lo pontualmente. Peço uma salada, mas não é suficiente para ficar bem alimentada. E sabendo que há restaurantes com alternativas (não precisam de ser apenas vegetarianos), considero que é uma questão de respeito e tolerância. Coisa que raramente encontro. Só na altura de rachar a conta, como escreveste! eheheh

      Eliminar
  19. Gostei do texto.. :) e concordo plenamente contigo

    ResponderEliminar