sexta-feira, 7 de setembro de 2012




Uma tórrida história de amor entre a diarreia literária e o Passos Coelho!


Há pouco, soube que o livro da Ana Garcia Martins - o Estilo, disse ela - ocupa o segundo lugar do Top de vendas da Bertrand. Ora poderia dissecar mil e uma coisas sobre isso. É bom para a autora e para a editora. Porém, revela uma grande falta de inteligência do povo português. Quer-se dizer, ninguém pega n'Os Maias na escola para ler. Compram-se aqueles resumos manhosos para facilitar a vida aos filhinhos, mas depois lêem-se e gasta-se dinheiro em barbaridades literárias como estas.
Ora muito há a dizer sobre o estado do país e o Top de vendas das livrarias portuguesas. Existe uma correlação evidente. Senão vejamos, acham que um top recheado de grandes títulos seria digno de um povo como o nosso?! Claro que não. Se assim fosse, não estaria o nosso país na lama financeira e moral em que se encontra.
Nós somos, realmente, aquilo que lemos.
E o Passos Coelho sabe disso. Sabe que adoramos a Casa dos Segredos, sabe que gostamos de livrinhos do cagalhão, sabe que vendemos um rim para ir ao Estádio da Luz ver o Glorioso, sabe que nos empenhamos até às orelhas para comprar um iPhone e que viramos parvos quando ouvimos aquela música dos “Tchas” e dos “Tches”.  



9 comentários:

  1. Não conheço a obra.
    No fundo vivemos uma nova era onde as Casas dos Segredos e os iPhones tomaram o lugar do "Fado, Fé e Futebol", dos tempos do Estado Novo.
    Vivemos num Estado Novo a cair de velho. ;p

    ResponderEliminar
  2. Este pais não é pra velhos...nem pranovos..nem pra doentes...saudaveis ..nem pó raio que o parta todo
    kis :=)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da Ana e acho que escreve mesmo bem, mas é fácil de perceber que não deveria ser livro para tops de vendas.

    ResponderEliminar
  4. Amén!
    e então sobre isto nem vou dizer nada: http://apipocamaisdoce.clix.pt/2012/09/que-se-lixe-austeridade.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi. Mas, para mim, o mais triste não é o que ela escreve. É sim o facto de os portugueses continuarem a não se cultivar, a ir atrás da carneirada e não desenvolverem o espírito crítico. Sem livros, nós somos alminhas ao vento. E com livros destes, ficamos apenas estúpidos.

      Eliminar
  5. E este texto diz aquilo que não disse no meu. Sem tirar nem pôr. É impressão minha ou o português anda a ficar mais pobre de espírito? Tristeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é impressão tua. O português está embrutecido com as modernices dos States. Só adoptamos merda.

      Eliminar
  6. Não li o livro dela, mas percebo que é o tipo de literatura que não enriquece. Abomino casas dos segredos e músicas parolas. Mas infelizmente o povinho gosta é da parolice. Falta de cultura, é o que é.

    ResponderEliminar